Qualidade
Qualidade da Sensors World
A demanda por produtos com bom desempenho, longa duração, alta precisão e que possam suportar ambientes mais adversos e severos tem levado a requisitos crescentes de testes e atendimento aos mais variados padrões para atender às necessidades de processos industriais em diversos campos da indústria.
O nosso controle de qualidade começa com um rigoroso processo de inspeção de recebimento de matéria prima, incluindo a análise química do material até a inspeção e testes em 100% dos produtos acabados, além de nossa assistência técnica pós venda.
Laboratório
Certificados e calibrações
O que é certificado de calibração?
O certificado de calibração é um documento, originado a partir da atividade de calibração, emitido por um laboratório de calibração que tenha seus processos adequados à norma NBR ISO/IEC 17025 e que possua padrões de referência rastreados a organismos nacionais (Inmetro/RBC) ou internacionais.
Para que serve o certificado de calibração?
O objetivo do certificado de calibração é fornecer ao cliente os erros de medição do equipamento no momento da calibração. Conhecendo os erros do seu instrumento de medição, o cliente poderá corrigí-los no momento da utilização, tornando a medição mais exata e de maior confiabilidade.
A calibração é obrigatória?
A calibração de instrumentos de medição é de extrema importância para garantir a qualidade dos equipamentos. Ela é obrigatória para empresas certificadas nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59 ANVISA, portarias técnicas do governo, entre outras.
Diferença entre calibração rastreável e calibração RBC
A calibração RBC, ou “Acreditada”, é aquela que é reconhecida pelo INMETRO, além de outros órgãos internacionais. A sigla RBC significa “Rede Brasileira de Calibração”, cujo selo certifica que a calibração foi realizada em um dos laboratórios que integram essa rede. Quando o equipamento é calibrado dentro desse processo, a rastreabilidade da medição e a comprovação dos métodos empregados são dispensados, uma vez realizadas as análises previstas por normas como a ISO IEC 17025, observada pelo INMETRO.
Sendo assim, a “Calibração Rastreada” será justamente o oposto disso. Trata-se de um processo não reconhecido pelo INMETRO, não contando assim com o selo de “Acreditação”, que nada mais é do que um atestado emitido por uma entidade especializada e reconhecida no que diz respeito às avaliações metrológicas e de conformidade. Com tal certificação, o órgão de medição reconhece e transfere seu capital de competência aos materiais e processos avaliados.
A calibração rastreada, portanto, emprega métodos de medição fechados, elaborados internamente (por essa razão eles requerem a fundamentação dos processos). Essa é a origem do sentido da palavra “rastreabilidade”, pois o laboratório torna-se obrigado a apresentar aos clientes as evidências e parâmetros adotados na medição, que não atendem a padrões mais abrangentes, nacional e internacionalmente, como ocorre no caso da Calibração RBC. Ainda assim, a calibração rastreada também deve observar normas de especificação muito claras (como a Norma NBR ISO 9001), bem como seus requisitos metrológicos.
Alguma dúvida sobre qualidade? Envie um e-mail para qualidade@sensorsworld.com.br